Livros Grátis

Livros gratuitos de Júlio Verne - O Visionário

O Visionário Júlio Verne

Baixar Livros Grátis de Júlio Verne

 Livros Grátis  |  Livros de Humor  |  Livros Estudos Sociais  |  Livros Grátis para Download  |  Mapa do Site

Principal
> Livros Grátis
> Livros Mais Baixados
> Assinar NewsLetter
> Contato


Não Desista!


Thomas Alva Edison

"Há uma forma de fazer isso melhor - encontre-a."

Thomas Alva Edison

Livros Grátis sobre História e Ciências Sociais

Ensaio Sobre o Capitalismo Contemporâneo - Uma Abordagem Marxiana

Livro Gratis Ensaio Sobre o Capitalismo Contemporâneo - Uma Abordagem Marxiana de Carlos Burke

Com uma abordagem marxiana (direto da fonte), procura o autor analisar de forma simples e direta, alguns aspectos da realidade contemporânea, como o salário-mínimo da Constituição: por que nunca vai acontecer na prática?; o problema da distribuição de renda; a questão da mais valia e onde se esconde de fato a exploração ao trabalhador; por que a classe média perde valor no mercado? A questão das novas tecnologias no mundo do trabalho. Fundamenta suas análises com os principais conceitos que Marx utilizou em O Capital, trazendo-os para a realidade atual. De forma didática, atende tanto o leitor leigo quanto o especializado.

Autor Carlos Burke
Site http://www.cburke.com.br
Formato Livro Grátis em PDF com 404 KB

Serenatas de Conservatória, Um Patrimônio Cultural

Livro Gratis "Serenatas de Conservatória, Um Patrimônio Cultural" por Marluce Magno

As Serenatas têm atraído o interesse turístico, jornalístico e acadêmico ao distrito valenciano de Conservatória (RJ) desde o final da década de 1960. Qual é a sua história? Por que essa tradição brasileira sobreviveu nessa pequena localidade? O que caracteriza uma serenata e a distingue de uma seresta? Há riscos ameaçando esse patrimônio cultural? Há ações de salvaguarda para minimizar esses riscos? São perguntas que este livro tenta responder.

Autor Marluce Magno
Site Não Informado
Formato Livro Grátis em PDF com 4.05 MB

Fichamento das Lutas do Povo Brasileiro

Livro Gratis "Fichamento das Lutas do Povo Brasileiro" por Leonardo Koury

O Núcleo de Estudos e Formação Política Rosa Luxemburgo em parceria com o sitio Rebelion.Org lança um Livro que tem como objetivo fazer o Fichamento de diversas lutas sociais ocorridas no Brasil ao longo dos séculos. A proposta deste material é formatar um Catálogo de Imagens e um registro de Fichamento das principais lutas sociais que marcaram a história do Brasil. Trata-se de reconhecer o papel popular nas transformações sociais, políticas, econômicas e construir um outro olhar diferente de uma história elitizada, contada pelos homens brancos europeizados, que retratam: heróis, reis e outros mitos individuais.

Autor Leonardo Koury
Site Não Informado
Formato Livro Grátis em PDF com 10.1 MB

História da Insensatez Humana

Livro Gratis História da Insensatez Humana por Izrael Rotenberg

O livro aborda a questão das guerras e conduz o leitor às suas causas: do fanatismo, da hipocrisia, das guerras, da insensibilidade humana e incomensurável ambição dos homens que tiveram, no passado, e que têm, no presente, a responsabilidade de conduzir seus povos à paz, prosperidade e felicidade geral. Enfim este livro prova ao leitor que a humanidade optou por um caminho equivocado cujas consequências não podem ser outras senão o sofrimento, a angústia e o temor pelo futuro de sua própria espécie. Cabe ao homem, portanto, pensar em trilhar outro caminho, aquele do qual jamais deveria ter se desviado.

Autor Izrael Rotenberg
Site Não Informado
Formato Livro Grátis em PDF com 1.22 MB

História do Brasil

Livro Gratis História do Brasil por Afrânio Peixoto

A história não é um arquivo, ou relicário de memórias evocadas: seria de pouco préstimo. Ao contrário. A história é uma criação contínua da vida. Além do documento, que aparece todos os dias, alterando o juízo, esse juízo, com o mesmo documento, muda com as gerações, dada a sensibilidade diferente das gerações sucessivas... A evocação deve ser animada para ser ressurreição. Daí o dito razoável de historiador contemporâneo, Jacques Bainville: de vinte em vinte anos devia-se reescrever a história.

Autor Afrânio Peixoto
Site Não Informado
Formato Livro Grátis em PDF com 3.22 MB

Retrato do Brasil

Livro Gratis Retrato do Brasil de Paulo Prado

Escrito numa prosa sóbria, que conquista o leitor com seus efeitos plásticos, Retrato do Brasil expõe cruamente as nossas mazelas e nos faz refletir sobre os nossos defeitos de formação e a tendência para a retórica na política, que, absorvendo as energias, adia o enfrentamento da questão social. 

Autor Paulo Prado
Site Não Informado
Formato Livro Grátis em PDF com 652 KB

Brasil, País do Futuro

Livro Gratis Brasil, País do Futuro de Stefan Zweig

“Brasil, país do futuro” é realmente uma obra; trabalho cuidadoso e preciso de quem soube observar, sentir, viver este país. Há pesquisa de gabinete, que se percebe na citação de dados e cifras. Há, também, a observação sensível de um intelectual respeitável. Tratado e, ao mesmo tempo, livro didático sobre História do Brasil. 

Autor Stefan Zweig
Site Não Informado
Formato Livro Grátis em PDF com 1.02 MB

O Dinheiro no Brasil - Ilustrado

Livro Gratis O Dinheiro no Brasil - Banco Central do Brasil

Com a intensificação das viagens à terra recém-descoberta e a implantação de núcleos de colonização, começaram a circular as primeiras moedas no Brasil, trazidas pelos portugueses, invasores e piratas. A partir de 1580, com a união das coroas de Portugal e Espanha, moedas de prata espanholas passaram a circular no Brasil em grande quantidade.

Autor Banco Central do Brasil
Site http://www.bcb.gov.br
Formato Livro Grátis em PDF com 6.00 MB

As Fontes da Vida no Brasil

Livro Gratis As Fontes da Vida no Brasil de Alberto Torres

A publicação deste estudo obedece ao propósito de destacar aos olhos da geração contemporânea de dirigentes dos nossos destinos dois aspectos radicais da soma de crises que perturbam a vida deste país: a crise da natureza e a crise do trabalho. Ele revela a realidade pungente de um país novo que chegou a esta fase crítica da História sem haver nada construído e tendo estragado a sua terra e anemiado o vigor comprovado das suas raças, e confronta-a com as tendências irrefletidas da nossa política e com as dos centros financeiros e do pensamento superficial do mundo.

Autor Alberto Torres
Site Não Informado
Formato Livro Grátis em PDF com 268 KB

Barra Mansa Antologia Histórica

Livro Gratis "Barra Mansa Antologia Histórica" por Academia Barramansense de História

O livro Barra Mansa Antologia Histórica, o primeiro livro publicado pela Academia Barramansense de História, apresenta 28 textos de 22 autores diferentes, sobre fatos e personagens da história do município de Barra Mansa. Dentre os textos, podemos destacar: Fragmentos Históricos da Criação de Barra Mansa, A História da Loja Maçônica Independência e Luz, Epidemias que Grassaram em Barra Mansa no Século XIX, Navegação pelo Rio Paraíba do Sul, Barra Mansa Futebol Clube, Carlos Lacerda seria assassinado em Barra Mansa, entre outros. Esperamos que os leitores apreciem esta obra, que de alguma forma possa nutrir o seu amor pela nossa querida cidade de Barra Mansa.

Autor Academia Barramansense de História
Site Não Informado
Formato Livro Grátis em PDF com 693 KB

Quem é o Povo no Brasil?

Livro Gratis Quem é o Povo no Brasil? por Nelson Werneck Sodré

Antes do exame de um critério que possa levar a um conceito exato de povo, é importante assinalar que o conceito de povo não pode ser definido senão considerando as condições reais de tempo e de lugar. Povo, hoje, no Brasil, não é o que era há um século; não é a mesma coisa que nos Estados Unidos; nem o que é na China. A composição dos grupos, camadas e classes que constituem o povo muda ao longo do tempo, e varia de país em país, de nação em nação. Dentro de um mesmo país, a referida composição muda conforme a sociedade evolui.

Autor Nelson Werneck Sodré
Site Não Informado
Formato Livro Grátis em PDF com 288 KB

Identidade Fragmentada

Livro Gratis Identidade Fragmentada de Renísia Cristina Garcia

Verifica por meio da documentação produzida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e pelos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (Pnad/IBGE), se a expansão educacional tem ou não possibilitado uma maior inserção da população negra na estrutura socioocupacional brasileira; se houve alguma diluição no quadro acentuado das desigualdades raciais e sociais a que essa população vem sendo submetida desde o período colonial.

Autor Renísia Cristina Garcia
Site http://www.publicacoes.inep.gov.br
Formato Livro Grátis em PDF com 368 KB

A Escravidão no Brasil - Vol I

Livro Gratis A Escravidão no Brasil - Vol I por Agostinho Marques Perdigão Malheiros

O livro que o eventual leitor acaba de abrir é um documento histórico essencial para quem queira entender o que foi a escravidão no Brasil. Escrito antes de 1888, por autor declaradamente contra ela, chega a chocar, por se tratar de uma discussão jurídica sobre a escravidão, em tempos em que era legal e, portanto, objeto de controvérsias em tribunais, como qualquer questiúncula relativa à propriedade. Sim, porque o escravo representava um bem e era tido como tal. Mas havia nuances. E é disto que a obra se ocupa.

Autor Agostinho Marques Perdigão Malheiros
Site Não Informado
Formato Livro Grátis em PDF com 748 KB

A Escravidão no Brasil - Vol II

Livro Gratis A Escravidão no Brasil - Vol II por Agostinho Marques Perdigão Malheiros

O livro que o eventual leitor acaba de abrir é um documento histórico essencial para quem queira entender o que foi a escravidão no Brasil. Escrito antes de 1888, por autor declaradamente contra ela, chega a chocar, por se tratar de uma discussão jurídica sobre a escravidão, em tempos em que era legal e, portanto, objeto de controvérsias em tribunais, como qualquer questiúncula relativa à propriedade. Sim, porque o escravo representava um bem e era tido como tal. Mas havia nuances. E é disto que a obra se ocupa.

Autor Agostinho Marques Perdigão Malheiros
Site Não Informado
Formato Livro Grátis em PDF com 568 KB

A Carta

Livro Gratis A Carta de Pero Vaz de Caminha

A Carta a el-rei D. Manuel sobre o achamento do Brasil, popularmente conhecida como Carta de Pero Vaz de Caminha, é o documento no qual Pero Vaz de Caminha registrou as suas impressões sobre a terra que posteriormente viria a ser chamada de Brasil. É o primeiro documento escrito da história do Brasil sendo, portanto, considerado o marco inicial da obra literária no país.

Autor Pero Vaz de Caminha
Site Não Informado
Formato Livro Grátis em PDF com 120 KB

A Arte Culinária na Bahia

Livro Gratis A Arte Culinária na Bahia de Manuel Querino

Defensor da cultura africana como formadora de uma identidade baiana e brasileira, Manoel Querino publicou postumamente sua A arte culinária na Bahia. No livro destaca-se a contribuição indígena para a culinária brasileira. Entre os quitutes africanos, o arroz de aussá, o efó, o caruru e o xim-xim.

Autor Manuel Querino
Site Não Informado
Formato Livro Grátis em PDF com 1.51 MB

História da Literatura Brasileira

Livro Gratis História da Literatura Brasileira de Jose Veríssimo Dias de Matos

Em "História da Literatura Brasileira", José Veríssimo tem uma constante preocupação em registrar os principais momentos da nossa literatura: as primeiras manifestações literárias, os aspectos literários do século XVIII, o teatro e a dramaturgia, os movimentos e os principais escritores do país. Também conta um pouco sobre a Língua Portuguesa na Introdução. O autor considera esse livro um remate da sua vida literária e o dedica a seus pais: José Veríssimo de Matos e Ana Flora Dias de Matos.

Autor Jose Veríssimo Dias de Matos
Site Não Informado
Formato Livro Grátis em PDF com 1.30 MB

Ensaio Histórico Sobre as Letras no Brasil

Livro Gratis Ensaio Histórico Sobre as Letras no Brasil por Francisco Adolfo de Varnhagen

"Ensaio Histórico Sobre as Letras no Brasil" é um livro escrito por Francisco Adolfo de Varnhagen, datado de 1847, que conta a origem da nossa língua portuguesa no Brasil, sua história e suas influências.

Autor Francisco Adolfo de Varnhagen
Site Não Informado
Formato Livro Grátis em PDF com 192 KB

Discurso sobre a História da Literatura no Brasil

Livro Gratis Discurso sobre a História da Literatura no Brasil de Domingos Gonçalves de Magalhães

O texto de Domingos José Gonçalves de Magalhães, originalmente publicado na importante revista Nichteroy, em 1836, inaugura, juntamente com Suspiros poéticos e saudades, o Romantismo no Brasil.

Autor Domingos Gonçalves de Magalhães
Site Não Informado
Formato Livro Grátis em PDF com 124 KB

História da Mídia Sonora

Livro Gratis História da Mídia Sonora de Luciano Klöchkner e Nair Prata

"História da Mídia Sonora", organizado por Luciano Klöchkner e Nair Prata é uma coletânea que enfoca muitos aspectos históricos da mídia sonora no Brasil, com o objetivo de fazer um inventário do mais popular meio de comunicação do país, a partir de documentos, entrevistas com testemunhas, material sonoro, contribuindo para uma nova escrita dessa história.

Autor Luciano Klöchkner e Nair Prata
Site Não Informado
Formato Livro Grátis em PDF com 2.23 MB

História das Lendas

Livro Gratis História das Lendas por Jean-Pierre Bayard

O estudo do folclore mundial — que reflete a atividade, o pensamento de uma época e de um povo — é pois o estudo da humanidade. Essas obras esclarecem períodos obscuros e suas deformações são instrutivas, pois nada mais são do que a evocação de mores locais, de concepções particulares e humanas. A lenda, mais verdadeira do que a história, é um precioso documento: ela exara a vida do povo, comunica-lhe um ardor de sentimentos que nos comove mais do que a rigidez cronológica de fatos consignados; desta forma, o romance é a sobrevivência das lendas. 

Autor Jean-Pierre Bayard
Site Não Informado
Formato Livro Grátis em PDF com 508 KB

A História do Xadrez

Livro Grátis A História do Xadrez

A história do xadrez tem origem controversa, mas é possível afirmar que o jogo foi inventado na Ásia. Atualmente, a versão mais aceita e amplamente difundida é a de que ele teria surgido na Índia com o nome de chaturanga e dali se espalhou para a China, Rússia, Pérsia e Europa, onde se estabeleceram as regras atuais. Entretanto, pesquisas recentes indicam uma possível origem na China do século III a.C., na região entre o Uzbequistão e a Pérsia antiga (atual Irã).

Autor Vários
Site http://pt.wikipedia.org
Formato Livro Grátis em PDF com 6.62 MB

Perestroika - Da Esperança à "Nova Pobreza"

Livro Gratis Perestroika - Da Esperança à "Nova Pobreza" por Oliveiros S. Ferreira

Deixando de lado os aspectos de estratégia e política internacionais, era preciso comentar as teses e a ação de Gorbachev no terreno por ele oferecido à luta. De nada adiantaria afirmar dogmaticamente os erros do comunismo russo e as virtudes do liberalismo ou do mercado. Era necessário buscar no pensamento marxista, até mesmo no bolchevismo, com o que demonstrar que Gorbachev não é o primeiro a condenar a esclerose de um sistema, crise essa que reside na eliminação do mercado, mas sim que é aquele sagaz dirigente, que teve condições que lhe permitiram tentar alterar o curso das coisas.

Autor Oliveiros S. Ferreira
Site Não Informado
Formato Livro Grátis em PDF com 492 KB

História da Origem e Estabelecimento da Inquisição em Portugal

Livro Gratis História da Origem e Estabelecimento da Inquisição em Portugal por Alexandre Herculano

Nesta obra, Herculano lança luz sobre muitos aspectos da origem histórica de Portugal que, com certeza, ajudam a iluminar o nosso presente e entendê-lo melhor. Ao contrário do que seus detratores ultramontanos disseram, não é uma obra anticlerical, nem, creio, antipapista. Aponta sim, mazelas que corroíam a Igreja - mas corroíam também Portugal e Espanha.

Autor Alexandre Herculano
Site Não Informado
Formato Livro Grátis em PDF com 2.98 MB

Documentos Sobre Fascismo e Anti-Fascismo no Brasil

Livro Gratis Documentos Sobre Fascismo e Anti-Fascismo no Brasil organizados por Edgar Rodrigues

No Brasil esta idéia política da extrema direita apareceu ora sob a máscara de um "trabalhismo controlado por leis de exceção" ora sob a denominação de "Ação Integralista". Na verdade, as diferenças provinham mais exatamente dos interesses dos grupos políticos que o defendiam do que da diferenciação de sua doutrina. O trabalhismo agitado pelos homens que tomaram o poder nas mãos a partir de 1930 era uma miscelânea de fascismo italiano com uma compreensível dose "de novidades" enxertadas pelos encarregados da interpretação, tradução e ajuste aos costumes e necessidades brasileiras, acrescido de meios "constitucionais" para prorrogar indefinidamente o governo provisório.

Autor Edgar Rodrigues (Org)
Site Não Informado
Formato Livro Grátis em PDF com 268 KB

O Anarquismo Hoje

Livro Gratis O Anarquismo Hoje organizado por Edgar Rodrigues

Olhando ao nosso redor, não seria excesso de pessimismo afirmar que nunca como hoje, as forças do Estado e do Capitalismo foram tão fortes e as tendências libertárias da alternativa social, tão fracas. No entanto, e apesar disso, persistem contradições e tensões fundamentais no sistema dominante, que se vão acumulando e adquirindo uma visibilidade até hoje nunca vista. Começando pela miséria absoluta da maioria da população mundial, que contrasta com a riqueza ostensiva e delapidatória de alguns; a própria marginalização de setores sociais nos países ricos: onde jovens, desempregados e velhos apontam os limites de assimilação do sistema; o desenvolvimento da tendência de crescimento dos empregos informais e precários; a desqualificação profissional e o aviltamento do trabalho resultante da introdução da automação e das novas tecnologias; e por fim o aumento das taxas do desemprego estrutural se mostram como problemas congênitos da economia do lucro.

Autor Edgar Rodrigues (Org)
Site Não Informado
Formato Livro Grátis em PDF com 352 KB

www.elivros-gratis.net
Leia  |  Publique  |  Compartilhe
Centenas de Livros Grátis para Baixar, Ler e Compartilhar