Machado de Assis

A obra de Machado de Assis

Baixar Livros Grátis de Machado de Assis

 Livros Grátis  |  Literatura Grátis  |  Livros e Autores  |  Literatura Estrangeira  |  Mapa do Site

Principal
> Livros Grátis
> Livros Mais Baixados
> Envie o seu e-Livro
> Assinar NewsLetter
> Contato


O escritor brasileiro José de Alencar

O escritor Brasileiro José de Alencar

José Martiniano de Alencar (Messejana, 1 de maio de 1829 — Rio de Janeiro, 12 de dezembro de 1877) foi um jornalista, político, advogado, orador, crítico, cronista, polemista, romancista e dramaturgo brasileiro. Formou-se em Direito, iniciando-se na atividade literária no Correio Mercantil e Diário do Rio de Janeiro. Foi casado com Ana Cochrane. Filho do senador José Martiniano Pereira de Alencar, irmão do diplomata Leonel Martiniano de Alencar, barão de Alencar, e pai de Augusto Cochrane de Alencar. Nasceu em Messejana, na época um município vizinho a Fortaleza. A família transferiu-se para a capital do Império do Brasil, Rio de Janeiro, e José de Alencar, então com onze anos, foi matriculado no Colégio de Instrução Elementar. Em 1844, matriculou-se nos cursos preparatórios à Faculdade de Direito de São Paulo, começando o curso de Direito em 1846. 

Livros de José de Alencar para Baixar Grátis

O Guarani

Livro Gratis O Guarani de José de Alencar

O Guarani é um romance escrito por José de Alencar, desenvolvido em princípio em folhetim, de fevereiro a abril de 1857, no Correio Mercantil, para no fim desse ano, ser publicado como livro, com alterações mínimas em relação ao que fora publicado em folhetim. O livro fez de José de Alencar um autor romântico de fama. Foi e é um livro muito vendido, antecedido pela obra A Viuvinha, do mesmo ano. É o livro da obra de Alencar mais lido, por ser leitura obrigatória em muitos vestibulares brasileiros.

Autor José de Alencar
Site Não Informado
Formato Livro Grátis em PDF com 940 KB

Iracema

Livro Gratis Iracema de José de Alencar

Iracema é o nome da protagonista do livro, a virgem dos lábios de mel e de cabelos tão escuros como a asa da graúna — assim descrita pelo autor. Com toda sua formosura, a índia encanta Martim, um europeu em viagem pelo novo continente. A trama narra os encontros e desencontros dos dois, ilustrando a dicotomia entre a América e a Europa existente na época narrada (século XVI). O romance pode ser encarado como uma expressão da formação do povo do nosso país a partir da mestiçagem.

Autor José de Alencar
Site Não Informado
Formato Livro Grátis em PDF com 372 KB

Senhora

Livro Gratis Senhora de José de Alencar

Senhora é um dos romances do escritor brasileiro José de Alencar. Foi publicado em 1875. No livro, o autor faz uma crítica à decadência de valores do Segundo Império. Através do romance entre Aurélia e Seixas, ele leva o leitor a refletir a respeito da influência do dinheiro nas relações amorosas e, principalmente, sua influência nos casamentos da época. O romance divide-se em quatro partes, que correspondem às etapas de uma transação comercial: O Preço, Quitação, Posse e Resgate.

Autor José de Alencar
Site Não Informado
Formato Livro Grátis em PDF com 624 KB

Lucíola

Livro Gratis Lucíola de José de Alencar

Lucíola é uma das obras mais famosas do célebre escritor brasileiro José de Alencar. Primeiro dos chamados “romances urbanos” do autor, o livro é narrado em primeira pessoa por Paulo, um dos protagonistas, em forma de cartas escritas a uma senhora (a quem se refere pelas iniciais G. M.). A história se desenrola em torno da relação entre Paulo e Maria da Glória, de apelido Lúcia, uma cortesã de luxo no Rio de Janeiro imperial – pela qual o personagem-narrador nutre um amor puro e verdadeiro, à parte a profissão da moça. Usando de longas metáforas, Alencar apresenta sua crítica à sociedade burguesa da época: contesta os costumes e coloca em cheque questões como amor versus prazer.

Autor José de Alencar
Site Não Informado
Formato Livro Grátis em PDF com 388 KB

Til

Livro Gratis Til de José de Alencar

Til é uma obra de José de Alencar lançada em 1872. Til retrata a linguagem e os costumes da vida rural na época em que foi escrito. Trata-se de um romance que retrata a vida campesina, e faz parte do regionalismo de José de Alencar, junto com a obra O gaúcho, O sertanejo e O tronco do ipê. O romance retrata as personagens de uma forma extremamente idealizada, uma das principais características do movimento artístico e intelectual chamado romantismo.

Autor José de Alencar
Site Não Informado
Formato Livro Grátis em PDF com 600 KB

Diva

Livro Gratis Diva de José de Alencar

"Diva" é o romance urbano de Alencar segue muitas vezes o padrão do típico romance de folhetim, retratando a alta sociedade carioca com todas as suas belas fantasias de amor. O romancista, no entanto, vai além: por trás de toda a pompa e final feliz onde todos os segredos e suspenses que se desenvolvem nas complicadas tramas são desvendados, está a crítica, a denúncia da hipocrisia, da ambição e desigualdade social. Alencar se especializou também na análise psicológica de suas personagens femininas, revelando seus conflitos interiores. 

Autor José de Alencar
Site Não Informado
Formato Livro Grátis em PDF com 336 KB

A Viuvinha

Livro Gratis A Viuvinha de José de Alencar

A obra " A viuvinha", de José de Alencar, publicado em 1857, é o romance no qual o autor quis superar tudo e fazer o herói rico, feliz e honesto, na flor da mocidade, isso no quadro de uma sociedade profundamente assimétrica. Pode-se classificar A viuvinha como um romance urbano. De qualquer modo, a tradição do costume é substituída pela crítica aos modos burgueses, sobretudo aqueles movidos pelo interesse que, no caso de Balzac, vira um personagem central: o dinheiro. 

Autor José de Alencar
Site Não Informado
Formato Livro Grátis em PDF com 176 KB

Encarnação

Livro Gratis Encarnação de José de Alencar

"Encarnação" é o último romance urbano de José de Alencar. Trata-se da recusa em perder alguém que se ama. Hermano, viúvo de Julieta há muito tempo, continua a amando depois de muitos anos, mantendo um amor inalterado e uma fidelidade absoluta. Amália casa-se com Hermano e tenta se tornar mais semelhante a Julieta a cada dia, na tentativa de fazer o marido amá-la. José Martiniano de Alencar nasceu em 1829 no Rio de Janeiro. Foi jornalista, político, advogado, orador, crítico, cronista, polemista, romancista e dramaturgo brasileiro. Faleceu em 1877, na mesma cidade de nascimento.

Autor José de Alencar
Site Não Informado
Formato Livro Grátis em PDF com 304 KB

Cinco Minutos

Livro Gratis Cinco Minutos de José de Alencar

Cinco minutos é o primeiro romance do escritor brasileiro José de Alencar, nome proeminente do romantismo no país. Foi publicada em 1856 em forma de folhetins pelo jornal Diário do Rio de Janeiro. Ao final de alguns meses, com todos os capítulos já publicados, esses foram juntados em uma única edição que foi oferecida como brinde para os assinantes do jornal. No entanto, diversas pessoas que não assinavam o jornal, procuraram um volume do livro.

Autor José de Alencar
Site Não Informado
Formato Livro Grátis em PDF com 172 KB

Guerra dos Mascates

Livro Gratis Guerra dos Mascates de José de Alencar

Reporta-se um episódio da História do Brasil : a luta travada entre as cidades de Olinda e Recife, nos anos de 1710 e 1711, pelos pernambucanos proprietários de engenhos que viam com desconfiança a prosperidade de Recife, onde residiam os mascates, como eram designados os comerciantes portugueses, resultando forte animosidade. para fugir à autoridade de Olinda, então sede da capitania, os recifenses solicitaram e obtiveram do reino a jurisdição propria da sua vila. Rebelaram-se os de Olinda, que, armados, se apoderaram de Recife , depondo o governador e nomeando para o cargo o bispo de Olinda.

Autor José de Alencar
Site Não Informado
Formato Livro Grátis em PDF com 1.00 MB

O Sertanejo

Livro Gratis O Sertanejo de José de Alencar

O sertanejo é um dos romances (e uma história didaticamente regionalista) do escritor brasileiro José de Alencar. Foi publicado em 1875. O romance apresenta uma prosa com personagens característicos do sertão brasileiro. A personagem principal é "Arnaldo", o narrador é o próprio atuor que conta a história do sertanejo, história que se passar no sertão de Quixeramobim, no Ceará.

Autor José de Alencar
Site Não Informado
Formato Livro Grátis em PDF com 1.15 MB

A Alma de Lázaro

Livro Gratis A Alma de Lázaro de José de Alencar

Na obra "A Alma de Lázaro", José de Alencar transporta o leitor para o diário de um leproso. Terror e sofrimento, solidão e solidariedade, repugnância e sentimento. Ódio e amor. Possui um enredo macabro e fascinante, que fará com que o leitor se prender à leitura. 

Autor José de Alencar
Site Não Informado
Formato Livro Grátis em PDF com 196 KB

O Demônio Familiar

Livro Gratis O Demônio Familiar de José de Alencar

Escrita por José de Alencar em sua mocidade, "O Demônio Familiar" é uma peça de quatro atos, leve e de fácil entendimento. É a história de um escravo que quer casar os patrões com parceiros mais abonados e acaba sendo o capeta da história. O castigo que ele recebe é a alforria. O autor deixa a entender que escravo tem que ser tutelado.

Autor José de Alencar
Site Não Informado
Formato Livro Grátis em PDF com 296 KB

www.elivros-gratis.net
Leia  |  Publique  |  Compartilhe
Centenas de Livros Grátis para Baixar, Ler e Compartilhar