Livros Grátis

 Livros Grátis  |  Literatura Brasileira  |  Livros Autoajuda  |  Livros para Download Grátis  |  Mapa do Site

Principal
> Livros Grátis
> Politica de Privacidade
> Contato
Veja Também
> Contos de Machado de Assis
> Aluísio Azevedo
> Fernando pessoa


Jogo de Xadrez


Machado de Assis

O jogo predileto de Machado de Assis era o xadrez. Ele participou do primeiro campeonato de xadrez disputado no Brasil. As peças usadas pelo escritor estão até hoje em exposição da ABL – Academia Brasileira de Letras.

Baixar Livros Grátis de Machado de Assis

Memórias Póstumas de Brás Cubas

Livro Gratis: Memórias Póstumas de Brás Cubas de Machado de Assis

Memórias Póstumas de Brás Cubas é um romance escrito por Machado de Assis, desenvolvido em princípio como folhetim, de março a dezembro de 1880, na Revista Brasileira, para, no ano seguinte, ser publicado como livro, pela então Tipografia Nacional. O livro marca um tom cáustico e novo estilo na obra de Machado de Assis, bem como audácia e inovação temática no cenário literário nacional, que o fez receber, à época, resenhas estranhadas. 

Autor Machado de Assis
Site http://www.dominiopublico.gov.br
Formato Livro Grátis em PDF com 452 KB

Dom Casmurro

Livro Gratis: Dom Casmurro de Machado de Assis

Seu personagem principal é Bento Santiago, o narrador da história que, contada em primeira pessoa, pretende "atar as duas pontas da vida" ou seja, unir relatos desde sua mocidade até os dias em que está escrevendo o livro. Entre esses dois momentos Bento escreve sobre suas reminiscências da juventude, sua vida no seminário, seu caso com Capitu e o ciúme que advém desse relacionamento, que se torna o enredo central da trama.

Autor Machado de Assis
Site http://www.dominiopublico.gov.br
Formato Livro Grátis em PDF com 504 KB

Quincas Borba

Livro Gratis: Quincas Borbade de Machado de Assis

Seguindo Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881), este livro é considerado pela crítica moderna o segundo da trilogia realista de Machado de Assis, em que o autor esteve preocupado em utilizar o pessimismo e a ironia para criticar os costumes e a filosofia de seu tempo, embora não subtraia resíduos românticos da trama.

Autor Machado de Assis
Site http://www.dominiopublico.gov.br
Formato Livro Grátis em PDF com 616 KB

Helena

Livro Gratis: Helena de Machado de Assis

Dividido em 28 capítulos, a ação de Helena avança de modo linear: começa com a morte do Conselheiro Vale a abertura de seu testamento e conclui com a morte da protagonista, o desespero de Estácio e o beijo de Camargo em Eugênia, sua filha. Entre um ponto e outro transcorrem os dez meses vividos por Helena no Andaraí, em companhia do irmão, da tia, D. Úrsula, e dos amigos que os visitam, entre os mais íntimos contando-se Camargo e família, Mendonça, por um tempo noivo da heroína, e o Padre Melchior, o conselheiro religioso e sentimental da maioria das personagens.

Autor Machado de Assis
Site http://www.dominiopublico.gov.br
Formato Livro Grátis em PDF com 632 KB

Casa Velha

Livro Gratis: Casa Velha de Machado de Assis

Casa Velha é um livro que levanta muitas discussões, tanto acerca de seu gênero, se é conto, novela ou romance, como do período em que foi escrito; ele destoa muito dos romances do autor do tempo da publicação do folhetim e apresenta pontos comuns com os considerados da primeira fase, ou seja, os anteriores ao Brás Cubas.

Autor Machado de Assis
Site http://www.dominiopublico.gov.br
Formato Livro Grátis em PDF com 264 KB

Ressurreição

Livro Gratis: Ressurreição de Machado de Assis

A história começa com Félix, homem que tem um relacionamento com Cecília por um período de seis meses (segundo ele próprio, uma paixão não poderia passar de um semestre). Abandona a namorada. Viana, seu amigo, apresenta sua irmã Lívia pela segunda vez (a primeira tinha sido rápida, menos de 5 minutos), uma bela mulher, viúva há dois anos. Eles começam a se relacionar como amigos, enquanto ele, o Doutor Félix, médico, se enamorara pela jovem viúva.

Autor Machado de Assis
Site http://www.dominiopublico.gov.br
Formato Livro Grátis em PDF com 300 KB

A Mão e a Luva

Livro Gratis: A Mão e a Luva de Machado de Assis

O enredo conta a história de Guiomar, uma jovem de 17 anos, afilhada de uma baronesa e que deseja ascender socialmente. Ela é disputada por três homens: Jorge, Estêvão e Luís Alves. Estêvão ama louca e desenfreadamente, pura e inocentemente, como no primeiro amor. Jorge, sobrinho e preferido da baronesa deseja também ascender socialmente, têm um amor "pueril e lascivo", como descreve o próprio Machado de Assis.

Autor Machado de Assis
Site http://www.dominiopublico.gov.br
Formato Livro Grátis em PDF com 280 KB

Memorial de Aires

Livro Gratis: Memorial de Aires de Machado de Assis

Memorial de Aires é o último romance escrito por Machado de Assis, publicado no mesmo ano de sua morte, 1908. Está organizado como uma série de entradas em um diário e, como Memórias Póstumas de Brás Cubas, não tem um enredo único, mas compõe-se de vários episódios e anedotas que se interpermeiam.

Autor Machado de Assis
Site http://www.dominiopublico.gov.br
Formato Livro Grátis em PDF com 356 KB

Iaiá Garcia

Livro Gratis: Iaiá Garcia de Machado de Assis

Iaiá Garcia é o último romance da chamada fase romântica de Machado de Assis, publicado em 1878. Uma história singela, ao gosto romântico e um tanto convencional, em Iaiá Garcia, Machado de Assis começa a revelar as qualidades que mais tarde farão dele um grande romancista: a finura de estilo, o senso de humor que já reponta aqui e ali, a recriação de ambientes, a exata caracterização de personagens, principais ou secundários, como Raimundo, o preto africano, escravo liberto e inteiramente dedicado a Luís Garcia.

Autor Machado de Assis
Site http://www.dominiopublico.gov.br
Formato Livro Grátis em PDF com 440 KB

O Alienista

Livro Gratis: O Alienista de Machado de Assis

A obra é uma das primeiras da fase realista de Assis. Ela é considerada uma novela por alguns, um conto para outros e, para a maioria, ela é um conto longo. Nos últimos anos, as obras dessa fase do escritor estão constantemente presentes nos vestibulares mais concorridos. O Alienista conta a história de Simão Bacamarte, um médico português que constrói um hospício chamado Casa Verde, no Rio de Janeiro, para confinar os alienados mentais no mesmo ambiente e assim estudar os distúrbios. Simão começa a internar na instituição pessoas aparentemente sãs, mas não para as idéias do doutor.

Autor Machado de Assis
Site http://www.dominiopublico.gov.br
Formato Livro Grátis em PDF com 104 KB

www.elivros-gratis.net
Leia  |  Publique  |  Compartilhe
Centenas de Livros Grátis para Baixar, Ler e Compartilhar